Originalmente utilizada na esterilização de material cirúrgico, a autoclave mantém o material contaminado em contato com um vapor de água sob pressão, garantindo-se condições de alta temperatura (entre 135°C a 150°C) por um período de tempo suficiente para matar todos os micro-organismos. Atualmente, a autoclavagem abrange resíduos como os biológicos (cultura, inócuos etc.); sangue e hemoderivados; resíduos perfuro-cortantes e cirúrgicos, com exceção de peças anatômicas; e resíduos decorrentes da assistência ao paciente, tais como: secreções, excreções etc.
Blendagem é o processo que mistura resíduos compatíveis para gerar um produto alternativo ou matéria-prima ao abastecimento de fornos de cimenteiras. Tal produto é o Blend, o combustível que, utilizado como substituto energético em fornos, reduz os custos de produção do cimento e dá a destinação final adequada aos resíduos industriais. O calor obtido com a queima do Blend é suficiente para a produção do clínquer, o pré-cimento, e as cinzas incorporam-se ao cimento, fechando o ciclo sem riscos ao meio ambiente.
A solução mais moderna e menos agressiva ao meio ambiente para o descarte de grande parte dos resíduos sólidos industriais. Consiste no reaproveitamento mediante transformação de resíduos com características físico-químicas similares e compatíveis ao processo produtivo do clínquer. Grande parte dos resíduos são reaproveitados na combustão dos fornos rotativos da indústria cimenteira, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais.
Mais indicada para resíduos Classe I, II e agrotóxicos, consiste na combustão controlada em equipamentos que geram temperaturas próximas de 900 °C. Durante essa combustão, o oxigênio é “queimado” juntamente com os resíduos, liberando luz e calor. Assim sendo, é possível destruir qualquer material que contém carbono orgânico (incluindo os agentes patogênicos), além de produzir uma redução importante de volume dos resíduos, cerca de 80% a 95%.
As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal. O ácido libera no meio algumas substâncias que, em conjunto, formam moléculas de água. A neutralização é utilizada para tratar resíduos industriais e de serviços de saúde, por exemplo, ácidos.
Utilizamos caminhões equipados com bomba e reservatório de água para hidrojato ou jateamento em alta pressão e vazão, em redes de esgoto sanitário, pluvial e CSAO. Uma opção eficaz e ecologicamente correta, que não agride o meio ambiente porque não envolve produtos poluentes e agentes químicos, produção de faísca ou propagação de fumaça tóxica.
Depósito de resíduos sólidos domésticos, comerciais, industriais, de construção e também com origem nos resíduos gerados no esgoto. Tais resíduos decompostos geram o chorume, líquido de cor escura que, depois do tratamento biológico em tanques, é utilizado na produção de adubo. Já os resíduos industriais de Classe I, por serem perigosos, têm procedimentos diferenciados envolvendo a emissão de laudos de órgãos governamentais e documentações específicas para transporte conforme legislação vigente.